O Hobbit - J. R. R. Tolkien

23 novembro


"Não sei quanto tempo Bilbo continuou assim, odiando ter que ir em frente, sem se atrever a parar, avançando, avançando até ficar mais que cansado. Era como correr todo o caminho até o dia seguinte e mais alguns dias."
Este é o primeiro livro que leio do J. R. R. Tolkien, mas já sou fã das histórias por assistir (várias vezes) o filme O Senhor dos Anéis.
O livro conta a historia de uma aventura vivida por Bilbo Bolseiro, um hobbit que vive sua pacata e segura vida no condado, mas a visita de Gandalf, um mago amigo de seus pais, muda o rumo da sua história. O mago o convida para esta aventura, que ele recusa muito prontamente, afinal ele nunca largaria seu fumo de ótima qualidade e nem perderia a hora do jantar por uma aventura, que ele não sabia nem onde seria.



Contudo, em uma noite, alguém bate a sua porta e ele recebe, um pouco desconfiado mas com toda a hospitalidade digna de um hobbit o anão visitante, porém quando se da conta já existem 12 anões em sua sala de jantar devorando a dispensa e falando em uma viagem até uma montanha que abriga um tal de Smaug, um dragão!!! E ele estará nesta viajem!!! Mesmo rejeitando, de todas as formas possíveis  a possibilidade de partir em busca da ouro e das terras do dragão, algo dentro dele clama por uma aventura e ele sente que deverá ir e, sem pensar muito no que esta deixando para trás, parte junto com os novos amigos.

Ao atravessarem a Terra Média, o grupo se depara com Orcs, Lobos, Troca-Peles, Aranhas e Elfos não muito amigos, mas Bilbo também conhece, em buraco muito fundo,  uma criaturinha sem pêlos, com os olhos azuis enormes e que aparentemente fala sozinha, e junto com esta criatura ele encontra um lindo anel de ouro e guarda para si este anel que o ajuda a sair de vários desafios e durante estes desafios é que o hobbit descobre seu verdadeiro valor para o grupo, e ao chegarem até a montanha que ele percebe o verdadeiro significado que ela possui para os anões e que toda a aventura pode estar apenas começando.
Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o enredo do livro que é basicamente a viagem do grupo, ele não prendeu muito a minha a atenção e demorei para ler, tendo em vista a dimensão dos filmes eu esperava mais do livro, esperava mais emoção, intrigas e revelações, eu não ficava pensando no que ia acontecer ou lembrando da história depois de ler o livro, porém a descrição dos cenários e da batalha são perfeitos e faz você entrar no mundo que ele criou,  mas acredito que esta minha decepção é consequência de assistir primeiro o filme e depois ler o livro, eu prefiro o inverso, contudo o primeiro filme da trilogia não despertou muito meu apreço, achei um pouco "sem sal".
Continuo fascinada por este universo que J. R. R. Tolkien criou, os personagens são inesquecíveis e as paisagens descritas impressionantes, porém com todos os acontecimentos e o encontro com o anel, e como esta história é anterior ao O Senhor dos Anéis esclarece uma série de fatos que nos ajudam a entender todos os acontecimentos.

You Might Also Like

0 comentários