Cronograma Capilar para Cabelos Lisos

24 agosto


O Cronograma foi o principal tratamento que trouxe uma grande mudança no meu cabelo, optei por fazer um post somente para ele pois é um pouco chatinho de entender mas depois que a gente aprende as diferenças entre os cremes e os dias de utilização não há o que se arrepender.


O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo, normalmente realizada 3x na semana e dividida em hidratação, nutrição e restauração.
A finalidade é hidratar, nutrir ou repor massa, pois ao longo do dia nossos cabelos vão perdendo nutrientes que comprometem sua vitalidade e beleza e o grande objetivo não é somente a beleza dos cabelos, mas a recuperação da saúde, por isso demora um pouco para a gente ver os resultados.
Normalmente é realizado por pessoas que realizam químicas ou que desejam parar de fazer e quem tem cabelos cacheados. Assim quando comecei a pesquisar produtos e receitas para cabelos lisos não encontrei praticamente nada. É como se não precisássemos de cuidar dos cabelos!

O básico do cronograma é, dois dias da semana você utilizará uma máscara de hidratação, em um dia uma de nutrição e uma vez por mês substitui uma nutrição por uma máscara reconstrutora. 

Este é o cronograma padrão mas é possível alterá-lo conforme a necessidade do cabelo. Para nos ajudar existe também um aplicativo de celular que configura o cronograma conforme as necessidades do cabelo.
Eu comecei pelo padrão e depois de ver as necessidades do meu cabelo fui alterando. 
Hoje o meu cronograma é esse:

Utilizo duas receitas caseiras que são mais fáceis de fazer por conta do meu pouco tempo de folga do filhote, que são:

HIDRATAÇÃO DE TAPIOCA

1 colher de sopa de tapioca

1 copo de água ou leite

Coloque em fogo baixo e mexa até virar um gel mais molinho, depois transfira para um recipiente adequado e misture a quantidade de máscara de hidratação para seu cabelo e o que mais gostar de adicionar em receitas caseiras.

Eu costumo adicionar um pouco de mel e uma tampinha de bepantol líquido. Passe nas mechas de cabelo já lavado e deixe agir por uns 30 minutos. Após esse tempo enxágue normalmente o cabelo, seque com secador e finalize com chapinha, como se fosse uma progressiva. Eu só seco com o secador e tenho ótimos resultados.

O efeito desta receita é acumulativo, o ideal é fazer toda a semana e pranchar bem o cabelo mecha por mecha, nunca esquecendo do utilizar um termo protetor.

Essa receita pode ser usada no couro cabeludo, se for esse caso dê preferência à máscara liberada para low poo.

UMECTAÇÃO COM ÓLEOS VEGETAIS

Óleo de Coco

Azeite de Oliva

Máscara Nutritiva (opcional)

Com os cabelos sujos mesmo, espalhe a mistura de óleos por todo o comprimento, deixe agir por no mínimo duas horas, depois lave o cabelo normalmente.

A quantidade varia conforme o tamanho e o estado do cabelo, o cabelo mais danificado “puxa” mais óleo.

Eu costumo não adicionar a máscara, porém ela ajuda na hora de tirar o óleo do cabelo. Tirar o óleo costuma ser a parte mais chatinha da umectação, uma boa dica é deixar cair bastante água morna antes do shampoo e passar ele por duas ou três vezes, massageando bem o couro cabeludo. Não passe mais do que três vezes o shampoo, na verdade “três é demais” (piadinha anos 90), mas muitas vezes ficamos até com o cabelo meio ensebadinho até a próxima lavagem, mas vale a pena!!!

Percebi que os cabelos lisos necessitam mais de reconstrução do que hidratação para se manter alinhado e sem frizz, como não podemos fazer toda a semana indico a uma semana sim e outra não. Mas temos que ter cuidado com a reconstrução, porque os cabelos ficam mais durinhos, assim capriche na hidratação na etapa anterior e posterior. A nutrição é muito importante também, pois ela mantém os cabelos saudáveis e mais maleáveis, porém cuidado pois os cabelos lisos ficam ensebados com muita facilidade.

Os cabelos lisos também ficam detonados, era meu caso quando comecei a fazer o cronograma, então iniciei por um tratamento mais potente e baseado no original mesmo:


Mas como saber se a máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução???

As máscaras de hidratação são ricas em pantenol, extratos botânicos, álcoois modificados, glicerina, vitaminas, silicones e colágenos.

As máscaras de nutrição contém óleos, manteigas, gorduras, tutano e ceramidas.

As máscaras reconstrutoras possuem mais proteínas, colágeno, aminoácidos, queratina.

Nesse caso temos que ler os rótulos mesmo e a ordem dos produtos altera o resultado, pois os produtos listados primeiro estão em maior concentração no produto. Na dúvida, algumas marcas já vendem o kit do cronograma pronto, mas costumam custar mais caro que comprar as máscaras separadamente, mas ajuda muito no começo!!!

Faço o cronograma desde Janeiro deste ano e os resultados sao incríveis!!! 

Diminuiu o frizz e meu cabelo ficou mais alinhado, aqueles cabelinhos que ficavam arrepiados na testa assentaram e ele cresce muito mais rápido. Hoje percebo meu cabelo mais sedoso,e as pontas não ficam ralas com o passar do tempo.

É um cuidado de longo tempo, você não verá resultados na primeira semana, eu comecei a ver resultados após uns 2 meses e digo que vale a pena!!!!!

Este é só um resumo do que li e aprendi sobre o tema, não sou profissional e tudo o que sei aprendi lendo os blogs de cabelo e seguindo as contas de facebook e instagram, espero ter ajudado!!!

TAMBÉM IRÁ GOSTAR DE

5 comentários

  1. Adorei o post! Super informativo e me identifiquei com o método!
    Só fiquei com algumas duvidas. quando seguimos este cronograma.. e por exemplo a hidratação.. tem que ser feita depois de lavar o cabelo. Que shampoo usamos? Temos que achar um low ou no poo ou pode ser qualquer um?
    Vocês têm dicas de shampoo?

    Minha segunda dúvida eh em relação a hidratação, no cronograma tem a hidratação sozinha e tem a hidratação de tapioca. A hidratação de tapioca você passou a receita que amei! Mas e a outra hidratação? Seria uma máscara de hidratação no ou low poo que escolheríamos ? Você tem dicas desses produtos também ?
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  2. No cronograma não entendi o que faz na etapa que deixou "Low poo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste dia você lava o cabelo normalmente, mas com shampoo/produtos que não contenham sulfato em sua formula. Para o meu cabelo ajuda muito no controle do frizz. Beijuss

      Excluir
  3. Os produtos que mais utilizo são das marcas Inoar, Yenzah, Skala. Normalmente elas possuem kits de Cronograma prontos, eu acho ótimo para quem está começando.

    ResponderExcluir