Cronograma Capilar para Cabelos Lisos

24 agosto


O Cronograma foi o principal tratamento que trouxe uma grande mudança no meu cabelo, optei por fazer um post somente para ele pois é um pouco chatinho de entender mas depois que a gente aprende as diferenças entre os cremes e os dias de utilização não há o que se arrepender.


O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo, normalmente realizada 3x na semana e dividida em hidratação, nutrição e restauração.
A finalidade é hidratar, nutrir ou repor massa, pois ao longo do dia nossos cabelos vão perdendo nutrientes que comprometem sua vitalidade e beleza e o grande objetivo não é somente a beleza dos cabelos, mas a recuperação da saúde, por isso demora um pouco para a gente ver os resultados.
Normalmente é realizado por pessoas que realizam químicas ou que desejam parar de fazer e quem tem cabelos cacheados. Assim quando comecei a pesquisar produtos e receitas para cabelos lisos não encontrei praticamente nada. É como se não precisássemos de cuidar dos cabelos!

O básico do cronograma é, dois dias da semana você utilizará uma máscara de hidratação, em um dia uma de nutrição e uma vez por mês substitui uma nutrição por uma máscara reconstrutora. 

Este é o cronograma padrão mas é possível alterá-lo conforme a necessidade do cabelo. Para nos ajudar existe também um aplicativo de celular que configura o cronograma conforme as necessidades do cabelo.
Eu comecei pelo padrão e depois de ver as necessidades do meu cabelo fui alterando. 
Hoje o meu cronograma é esse:

Utilizo duas receitas caseiras que são mais fáceis de fazer por conta do meu pouco tempo de folga do filhote, que são:

HIDRATAÇÃO DE TAPIOCA

1 colher de sopa de tapioca

1 copo de água ou leite

Coloque em fogo baixo e mexa até virar um gel mais molinho, depois transfira para um recipiente adequado e misture a quantidade de máscara de hidratação para seu cabelo e o que mais gostar de adicionar em receitas caseiras.

Eu costumo adicionar um pouco de mel e uma tampinha de bepantol líquido. Passe nas mechas de cabelo já lavado e deixe agir por uns 30 minutos. Após esse tempo enxágue normalmente o cabelo, seque com secador e finalize com chapinha, como se fosse uma progressiva. Eu só seco com o secador e tenho ótimos resultados.

O efeito desta receita é acumulativo, o ideal é fazer toda a semana e pranchar bem o cabelo mecha por mecha, nunca esquecendo do utilizar um termo protetor.

Essa receita pode ser usada no couro cabeludo, se for esse caso dê preferência à máscara liberada para low poo.

UMECTAÇÃO COM ÓLEOS VEGETAIS

Óleo de Coco

Azeite de Oliva

Máscara Nutritiva (opcional)

Com os cabelos sujos mesmo, espalhe a mistura de óleos por todo o comprimento, deixe agir por no mínimo duas horas, depois lave o cabelo normalmente.

A quantidade varia conforme o tamanho e o estado do cabelo, o cabelo mais danificado “puxa” mais óleo.

Eu costumo não adicionar a máscara, porém ela ajuda na hora de tirar o óleo do cabelo. Tirar o óleo costuma ser a parte mais chatinha da umectação, uma boa dica é deixar cair bastante água morna antes do shampoo e passar ele por duas ou três vezes, massageando bem o couro cabeludo. Não passe mais do que três vezes o shampoo, na verdade “três é demais” (piadinha anos 90), mas muitas vezes ficamos até com o cabelo meio ensebadinho até a próxima lavagem, mas vale a pena!!!

Percebi que os cabelos lisos necessitam mais de reconstrução do que hidratação para se manter alinhado e sem frizz, como não podemos fazer toda a semana indico a uma semana sim e outra não. Mas temos que ter cuidado com a reconstrução, porque os cabelos ficam mais durinhos, assim capriche na hidratação na etapa anterior e posterior. A nutrição é muito importante também, pois ela mantém os cabelos saudáveis e mais maleáveis, porém cuidado pois os cabelos lisos ficam ensebados com muita facilidade.

Os cabelos lisos também ficam detonados, era meu caso quando comecei a fazer o cronograma, então iniciei por um tratamento mais potente e baseado no original mesmo:


Mas como saber se a máscara é de hidratação, nutrição ou reconstrução???

As máscaras de hidratação são ricas em pantenol, extratos botânicos, álcoois modificados, glicerina, vitaminas, silicones e colágenos.

As máscaras de nutrição contém óleos, manteigas, gorduras, tutano e ceramidas.

As máscaras reconstrutoras possuem mais proteínas, colágeno, aminoácidos, queratina.

Nesse caso temos que ler os rótulos mesmo e a ordem dos produtos altera o resultado, pois os produtos listados primeiro estão em maior concentração no produto. Na dúvida, algumas marcas já vendem o kit do cronograma pronto, mas costumam custar mais caro que comprar as máscaras separadamente, mas ajuda muito no começo!!!

Faço o cronograma desde Janeiro deste ano e os resultados sao incríveis!!! 

Diminuiu o frizz e meu cabelo ficou mais alinhado, aqueles cabelinhos que ficavam arrepiados na testa assentaram e ele cresce muito mais rápido. Hoje percebo meu cabelo mais sedoso,e as pontas não ficam ralas com o passar do tempo.

É um cuidado de longo tempo, você não verá resultados na primeira semana, eu comecei a ver resultados após uns 2 meses e digo que vale a pena!!!!!

Este é só um resumo do que li e aprendi sobre o tema, não sou profissional e tudo o que sei aprendi lendo os blogs de cabelo e seguindo as contas de facebook e instagram, espero ter ajudado!!!

TAMBÉM IRÁ GOSTAR DE

5 comentários