A importância dos estudos em nossas vidas.

| 04 julho


Há 7 anos escrevi um post sobre eu ter voltado a estudar (confira aqui). Na época tinha iniciado um cursinho preparatório para concursos e estava sentindo na pele como o estudo tinha sido mal apresentado para mim.

Neste tempo fui aprovada em concurso para o cargo de Psicóloga do Trabalho e estudei muito, finalizei uma pós graduação em Gestão de Pessoas e especializações nesta área, e há 6 anos trabalho com treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Quando reli o meu post fiquei com aquele sentimento de gratidão, pois foi através do estudo que cheguei onde cheguei, mas ao mesmo tempo relembrei quantas pessoas iniciaram todos os cursos que já fiz na vida e não terminaram, sei que cada um teve seu motivo, mas não deixo de sentir pesar por elas.

Infelizmente o Brasil é um país que culturalmente sempre valorizou muito o trabalho. É comum presenciarmos a pessoa estufar o peito e falar que trabalha desde muito cedo (12 ou 13 anos de idade) mas não terminou o ensino médio. É mais comum ainda encontrar pessoas na faixa dos 35 - 40 anos que não terminaram os estudos básicos ou realizaram qualquer outro curso.

Na minha jornada de estudos, frequentemente eu era chamada de louca por estudar em duas escolas ao mesmo tempo (fiz isso duas vezes) ou por passar o final de semana estudando, seja para as provas da faculdade ou para o concurso. Penso que se alguém tivesse esta mesma carga horária de trabalho muitos a olhariam ela orgulho, como uma pessoa a quem se espelhar, mas quando o assunto é escola o olhar é como se ela fosse de outro planeta.

Acredito que, por causa desta cultura, o estudo é mal apresentado para as crianças e jovens. Muitos o vê como um fardo ou uma etapa que precisa ser concluída para conseguir um bom emprego.

Eu não o vejo assim, para mim o estudo é a única coisa que ninguém tira de você, ele cria oportunidades em nossas vidas e abre portas que nunca imaginaríamos existir.

O estudo nos apresenta mundos novos, quando estudamos uma guerra, uma tradição ou uma teoria nova de matemática é como se um universo novo se abrisse diante dos nossos olhos.

O estudo também gera igualdade, eleva nossa auto estima e nos dá lugar no mundo, afinal "eu tenho uma profissão." Além de tudo isso, é gratificante e engrandecedor. Quem não se sente "o maioral" quando uma conversa flui por um assunto que entendemos muito, e que é novela ou futebol rs?

O meu recado é: nunca deixem de estudar. A gente pode adiar, mudar de curso, mas nunca abandonar. Através do estudo podemos mudar nossa realidade, nossa vida. Invista nisto!!!



"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. 
Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. 
Por isso aprendemos sempre."
Paulo Freire

Você também vai gostar

0 comentários